Comercializador de Energia: Tudo O Que Você Precisa Saber

Comercializador de energia

Um comercializador de energia é uma especialista em soluções de custos com energia. Esta, auxilia as empresas na escolha de seus fornecedores em relação aos contratos de energia, para fazer isso, os gestores independentes, comparam as comercializadoras de energia usando sua expertise de mercado.

O gestor independente, ou consultor, também assessora empresas na otimização da conta de energia. Mais precisamente, o que é uma gestora independente de energia? que serviços oferece? Quando você pode chamá-los?

O que é uma comercializadora de energia?

Uma gestora independente de energia profissional é uma especialista em questões de energia. Ajuda as empresas a encontrar o contrato de energia elétrica mais adequado às necessidades de seus clientes baseando-se nos perfis de consumo de cada um deles, focando em determinar quais fornecedores de energia serão mais baratos para cada empresa solicitante, e acompanhando-os em cada fase do processo de subscrição. 

Por outro lado, este consultor de energia ajuda profissionais, indústrias e autoridades locais a otimizar suas contas em termos de impostos e tarifas de transmissão.

Quais serviços a gestora independente de energia profissional oferece para profissionais?

O papel de uma gestora independente de energia profissional é apoiar os profissionais a longo prazo no contrato de energia. Da assinatura à rescisão, ele fornece monitoramento geral.

Monitorar o contrato

O comercializador oferece suporte de longo prazo. Ele fará a gestão do acompanhamento da relação entre o consumidor e seu fornecedor.

Comercializador de energia

Por exemplo, ele garantirá que o consumidor seja informado em caso de erro de faturamento. Por outro lado, ele irá lembrá-lo da expiração de seu contrato.

Por que usar um gestor de energia?

A utilização de uma gestora independente de energia profissional garante uma boa gestão do seu contrato de energia desde a subscrição à rescisão. Para isso, os gestores oferecem serviços separados.

Economia garantida

Usar uma gestora de energia economiza dinheiro nas contas de energia. Como causa disso, os profissionais por vezes têm dificuldade em determinar qual a oferta mais adequada à sua atividade. A gestora independente de energia busca para eles a melhor estrutura tarifária e os melhores preços.

Saiba mais sobre os principais desenvolvimentos e reformas regulatórias

O mundo da energia está evoluindo e as leis que o regem também. A gestora de energia informa seus clientes sobre novas regulamentações em termos de fornecimento de energia, impostos e também sobre a transição energética.

Como os gestores de energia são pagos?

As gestoras independentes de energia são remuneradas apenas pelo resultado da economia obtida pelo consumidor, ou seja, sem conflitos de interesses, entram no risco do negócio, gerando valor com situações de ganha-ganha com seus clientes finais. Essa é a forma de atuação da Monex Energia, empresa líder em gestão independente no Brasil.

Como escolher sua gestora independente de energia?

Vários critérios devem pesar na balança na hora de escolher sua gestora independente de energia. De fato, nem todas as ofertas no mercado oferecem o mesmo grau de serviço e envolvimento. O conhecimento e histórico de clientes também são fundamentais para esse tipo de tomada de decisão.

Independência

Para escolher um gestor independente de energia mais próximo dos interesses de sua empresa, você deve trabalhar com um profissional que seja verdadeiramente independente dos fornecedores de eletricidade.

Comercializador de energia

Um bom gestor independente é um especialista em energia. Ele conhece o mercado e sabe explicar os meandros do setor com pedagogia. Acostumado a negociar tarifas, sabe como apoiar as empresas na escolha do melhor contrato de energia para elas.

Fornecedores ou comercializadores de energia

Hoje, no Brasil, existem cerca de 2 mil vendedores de energia. Alguns de primeira linha, outros recém chegados no mercado, eles oferecem promoções de barganha e diferentes estruturas de preços:

  • Ofertas de preço fixo: o preço por kWh permanece o mesmo durante toda a vigência do contrato;
  • Ofertas com tarifas indexadas: o preço por kWh segue os preços da eletricidade;
  • Ofertas à medida: o preço do kWh e a subscrição dependem das condições estabelecidas pelo fornecedor.

Como comparar adequadamente as ofertas de eletricidade?

Para encontrar o contrato mais adequado para sua empresa, vários critérios devem ser ponderados. Preço, atendimento ao cliente, fonte de energia, tudo isso ajuda a determinar qual é a melhor oferta de custo-benefício para o seu negócio.

O preço da eletricidade

O preço continua a ser o primeiro elemento de escolha para comparar fornecedores de energia. 

Para eletricidade, será necessário levar em consideração:

  • O preço do kWh de eletricidade , trata-se da faturação do seu consumo. Na conta, esta parte irá variar a cada mês dependendo do seu uso de eletricidade. 
  • O valor da assinatura. Depende da potência do seu contador e da opção tarifária escolhida (base, horas de ponta/horas fora de ponta). Quanto maior a potência, maior o preço da assinatura.

Também será necessário verificar se o contrato inclui os impostos e tarifas de roteamento. Cada fornecedor é livre para apresentar suas ofertas como achar melhor. É por isso que pode ser uma boa ideia usar uma gestora independente comercializador para entender e comparar totalmente as cotações.

A MONEX energia é uma gestora independente de energia elétrica, trabalhando exclusivamente para os consumidores, como consultores. Estruturando a solução ideal para cada perfil de consumo, partindo da estratégia de contratação de energia, até a migração e gestão mensal de contratos e obrigações junto aos agentes envolvidos.

 

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Veja também

Solicite um estudo gratuito

Anexar conta de luz:

Vamos conversar sobre o seu projeto!

Agende uma consultoria online