Consumidores no mercado livre de energia crescem 24% em 2019

A Abraceel tem acompanhado e divulgado para o mercado as informações mais relevantes do mapa da migração para o mercado livre de energia no Brasil. Em 2019 os dados revelam números expressivos de consumidores que optaram pela energia livre. Para o presidente da associação, Reginaldo Medeiros, esse desenho migratório no mapa nacional é um excelente testemunho do momento positivo que o mercado livre de energia vive. A última pesquisa de mercado da Abraceel em parceria com o IBOPE mostrou exatamente essa tendência, 79% dos entrevistados querem ter a liberdade de escolha em sua conta de luz.

As últimas informações divulgadas pela CCEE-Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, responsável pelos registros e liquidações de contratos no mercado de energia elétrica, mostram que em 2019 São Paulo liderou o ranking dos estados com clientes que mais deixaram o mercado regulado e migraram para o mercado livre de energia. Das 3.171 unidades consumidoras que optaram pelo ambiente livre de comercialização, os paulistas contribuíram com 956. Em seguida o levantamento mostra Rio Grande do Sul com 351 novos optantes nesse mercado, Minas Gerais com 347, Rio de Janeiro com 309 e o Paraná com 291.

Entre os estados que atingiram o maior percentual de consumo no mercado livre, a Abraceel divulgou o estado do Pará, o primeiro que superou em 2019 a marca de mais de 50% do consumo migrado para o mercado livre de energia. Conforme os dados da CCEE, o estado de Alagoas também aparece como um campeão, em termos percentuais, com um crescimento de 89% do total de consumidores livres no Estado.

A CCEE divulgou o número total de 16.104 unidades consumidoras de energia livre do Brasil em dezembro de 2019. No ano passado, ocorreu um crescimento de 24% no número de consumidores que optaram pela livre escolha de seu próprio fornecedor de energia elétrica.

Fonte: CCEE

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Veja também

Solicite um estudo gratuito

Anexar conta de luz:

Vamos conversar sobre o seu projeto!

Agende uma consultoria online