O Mercado Livre vem sendo cada vez mais flexibilizado para permitir a entrada de consumidores de menor porte.
Atualmente, o número de consumidores no mercado livre ultrapassa 8 mil empresas, totalizando mais de 16 mil unidades.
Este modelo de contratação de energia permite economias significativas neste importante recurso produtivo, sem impactar no seu consumo. Começou com as grandes indústrias e hoje já contempla supermercados, shoppings centers, hotéis, centros de convenções, hospitais, edifícios corporativos e até residenciais. Consumidores com custo mensal de energia superior a R$50 mil podem ser elegíveis para o Mercado Livre.
Quer fazer um estudo de viabilidade gratuito? Envie-nos sua conta:
Distribuidora de energia
Texto
Vendedor de energia
De quem? Quando? O que comprar? Adoção da melhor estratégia de contratação de acordo com perfil de consumo, flexibilidade e sazonalidade. Relacionamento e cotação com os principais fornecedores de energia do Brasil. Validação de faturas conforme termos de contrato.
Câmara de comercialização de energia elétrica
Texto
Bradesco Trianon
Texto
Secretaria estadual de fazenda
Texto
Compra de Energia
Variáveis devem ser levadas em consideração para a contratação da energia e a melhor estratégia é definida de acordo com cada perfil de consumo. As principais são a sazonalidade, a flexibilidade, o volume de energia a ser adquirida e o prazo de contrato. A partir daí são analisadas propostas dos principais vendedores de energia e suas condições de aprovação de crédito. O objetivo é obter o melhor retorno com menor risco, de acordo com cada perfil de cliente.
Elegibilidade
Existem dois tipos de consumidores elegíveis ao mercado livre, os consumidores livres que possuem demanda mínima contratada de 2.000kW e os consumidores especiais, com demanda mínima de 500kW. Contudo, caso seu empreendimento não possua 500kW de demanda, não desanime. A migração é viável e existem estratégias para demandas inferiores. Caso haja mais de uma unidade sob mesmo CNPJ também é possível avaliar unificação das faturas. Contate-nos para entender melhor se sua empresa é elegível.
Gestão de Energia
A importância de ter uma gestora independente para a adotar a melhor estratégia de compra de energia é fundamental, pois garante que não há nenhum conflito de interesses. A gestora independente é remunerada pelo resultado e não pela venda da energia, logo, sempre buscará a melhor economia ao cliente, inclusive em operações e ajustes contratuais de curto prazo.
O Ambiente de Contratação Livre é um ambiente competitivo de negociação de energia elétrica em que os participantes podem negociar livremente todas as condições comerciais como fornecedor, preço, quantidade de energia contratada, período de suprimento, pagamento, entre outras características.
No Ambiente de Contratação Regulada, o consumidor paga à distribuidora uma tarifa de energia regulada pela ANEEL, não havendo a possibilidade de negociação.
Existem 3 possibilidades para aderir ao Mercado Livre de Energia. São elas:
Empresas situadas em áreas contíguas, cujas demandas contratadas totalizem 500 kW ou mais, enquadradas como comunhão de fato.
No mercado livre, a Distribuidora continua sendo responsável pelo fornecimento de energia, não agregando risco adicional em relação ao mercado cativo.
Não. Por determinação legal, a distribuidora continua sendo obrigada a prestar todo seu serviço de entrega de energia e manutenção nos mesmos moldes do mercado cativo.