Vantagens da Energia Elétrica Comprada no Mercado Livre de Energia

mercado livre de energia

O mercado livre é formado por consumidores livres ou especiais que podem negociar diretamente com produtores ou comercializadores de energia elétrica.

Dessa forma, uma empresa que opera em ambiente livre pode identificar a gestora/ comercializadora que melhor atende às suas necessidades e negociar as melhores condições contratuais, como preço, prazo, volume e forma de pagamento.

Contratação de carga sob medida

No mercado livre, o consumidor pode contratar o volume de energia exigido por sua empresa em negociação direta com o produtor. Assim, há flexibilidade no reajuste de preço, volume, duração e forma de reajuste, além de garantir a sazonalidade.

Acordo com uma empresa comercial que pode fornecer suprimentos suficientes para o tempo que a empresa precisar de mais energia elétrica para a produção.

Todas essas demandas podem ser orientadas através de uma gestora independente. Hoje a Monex atua na gestão de mais de 270 unidades consumidoras.

Essa é uma das principais vantagens de um mercado livre de energia em relação a um ambiente de contrato regulado, afinal, consumidores cativos precisam atender demandas específicas de adequações, e uma gestora pode auxiliar nesse processo de migração.

Redução significativa nos custos com energia elétrica

Em comparação com as tarifas cobradas pelas distribuidoras de energia, os valores das transações no mercado livre de energia são extremamente competitivos.

Dessa forma, os consumidores percebem uma redução de até 35% nos custos de energia elétrica.

Para que essa liberdade de negociação realmente se torne uma vantagem, A empresa pode contratar uma gestora que auxilie no monitoramento do mercado e nas análises das variáveis para determinar o melhor momento para comprar a energia.

É recomendado ainda fazer cotações com cautela e de preferência por quem realmente entenda (vid Monex), para garantir que a compra de energia elétrica seja feita nas melhores condições.

mercado livre de energia

Fazer cotações com cautela e garantir que a compra de energia seja feita nas melhores condições, respeitando as características operacionais da empresa.

Previsibilidade orçamentária

No mercado livre de energia a compra de energia elétrica é negociada e os valores são fixados durante  toda a vigência do contrato, trazendo assim previsibilidade de custos.

Amplo poder na tomada de decisões:

O mercado livre de energia é um ambiente de negociação que permite a seleção de fornecedores de acordo com critérios estabelecidos pela própria empresa.

A decisão sobre a melhor relação custo-benefício está inteiramente nas mãos do consumidor.

Com a capacidade de controlar toda a estratégia de compra de energia, as empresas do mercado livre podem ter uma grande vantagem competitiva sobre seus concorrentes no mercado fixo.

Enquanto os consumidores são livres para negociar as melhores condições e podem reduzir significativamente os custos, aqueles que permanecem no ambiente regulado ficam reféns dos valores fixados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) determinados.

Sustentabilidade

Os consumidores do mercado livre de energia têm a vantagem de poder adquirir energia de fontes renováveis, reduzindo assim os impactos ambientais negativos, como as emissões de gases de efeito estufa.

Além disso, essas empresas se posicionam positivamente em relação a seus consumidores como empresas sustentáveis.

Tarifas e descontos

Além dos custos de energia padrão (como TE e sobretaxas de distribuição ou transmissão), a tarifa regulada inclui impostos, taxas e encargos especiais, bem como outros fatores fornecidos pelo Estado.

Exemplos desses tributos são: PIS/PASEP e COFINS, na esfera federal; ICMS, a nível estadual; e CIP/COSIP a nível municipal.

Vale lembrar que impostos como TUSD e TUST (Tarifa de Uso da Rede de Transmissão/Distribuição) também incidem no mercado livre, pois as distribuidoras locais ainda são responsáveis pela distribuição da energia, ou seja, pelo uso do fio.

Além disso, taxas federais como PIS/PASEP incidem sobre a tarifa, assim como o ICMS pode ou não incidir.

Com a compra de energia incentivada, os consumidores podem se beneficiar de descontos de de 50%, 80% chegando a 100% nas tarifas de uso da rede de distribuição (TUSD).

Compra e venda de excedentes

Ao entrar no mercado livre de energia, a empresa passa a receber a quantidade especificada no contrato, que deve ser cuidadosamente projetada considerando circunstâncias sazonais, onde o consumo de energia é superior ou inferior ao padrão.

Os contratos podem considerar um volume uniforme ou oferecer percentuais de sazonalidade, flexibilidade e modulação.

Essas quantidades precisam ser pesquisadas e projetadas com cuidado para garantir o fornecimento adequado.

A título indicativo, a sazonalidade permite que os valores mensais dos contratos sejam modificados, desde que não ultrapassem o limite de sazonalidade especificado no contrato (geralmente o mercado trabalha com 10%) e contrate a produção anual de energia.

A flexibilidade, por outro lado, inclui limites mínimos e máximos que se aplicam a volumes mensais “sazonais”. Esses limites também são acordados no contrato e nessa medida o fornecedor garante o volume e preço conforme o contrato.

 Por fim, no que lhe concerne, a modulação permite registrar o valor horário do contrato conforme a curva de consumo da unidade.

Existem limites máximos e mínimos que também são especificados no contrato. Ressalta-se que o excesso de energia e consumo é liquidado no mercado de curto prazo e precificado em PLD.

O PLD é calculado diariamente pela CCEE com granularidade horária e considerando as condições de operação do sistema.

Como o PLD é mais volátil do que o preço de contrato de longo prazo, a previsão cuidadosa do volume e sazonalidade do contrato, flexibilidade e regulamentação é fundamental para que os consumidores minimizem a exposição ao PLD.

mercado livre de energia

Para mitigar todos os riscos e fazer o acompanhamento de todos esses fatores citados acima é indispensável a contratação de uma gestora para verificar cada etapa e tomar a melhor decisão de acordo com a operação

Bandeiras tarifárias

Segundo a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, o sistema de cabine tarifária tem a função de sincronizar preços e custos de energia, equilibrando os custos entre os custos das distribuidoras com a compra de energia e as tarifas faturadas ao consumidor.

O sistema de bandeiras tarifárias é dividido em:

  • Bandeira azul: Sem acréscimos na conta;
  • Bandeira amarela: É adicionada uma taxa intermediária por kWh;
  • Bandeira vermelha: Dividido em dois níveis, aplica às duas tarifas mais altas possíveis por kWh de fatura, indicando impactos mais severos na produção de energia.

Liberdade de escolha do fornecedor

Um ambiente de contratação regulado (ACR) consiste em consumidores residenciais que só podem comprar energia elétrica de uma concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica em sua área. Portanto, não há livre escolha de fornecedores.

Um O mercado livre é constituído por consumidores livres ou especiais que podem negociar diretamente com produtores ou comerciantes de eletricidade.

Dessa forma, as empresas que operam em ambiente de contratação livre (ACL) podem determinar qual gerador atenderá melhor às suas necessidades e negociar as melhores condições de contratação, como preço, duração, quantidade e forma de pagamento.

Reduza as contas de energia elétrica em até 35%

O valor negociado no mercado livre de energia é extremamente competitivo em relação aos preços das distribuidoras de energia. Desta forma, os custos de eletricidade dos consumidores são reduzidos em 35%.

Para que essa liberdade de negociação seja uma vantagem efetiva, as empresas devem monitorar o mercado e analisar as variáveis que permitem determinar o melhor momento para comprar.

Recomenda-se também a contratação de uma gestora para auxiliar em todas as etapas de migração. Solicite agora um estudo de viabilidade com um de nossos consultores.

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Veja também

Solicite um estudo gratuito

Anexar conta de luz:

Vamos conversar sobre o seu projeto!

Agende uma consultoria online